Dor...




Atendi duas gestantes que trouxeram para a sessão a dor do parto.

Foi muito bonito ouvir duas versões tão diferentes da "mesma" dor, coloco aí o "mesma" entre aspas porque ela é tão singular e relativa.

Uma das gestantes me contou que tem muito medo do trabalho de parto por conta da dor, que ela ouviu histórias horríveis de parto, com muita dor e violência.

A outra gestante me contou que não sente medo da dor, sabe que existirá, mas está ansiosa por vivência-la para receber o que ela trará.

Dois relatos tão únicos e verdadeiros... dois relatos tão cheios de história... dois relatos cheios de vida.

Eu voltei para casa relembrando a minha experiência com a dor do parto.... A dor do parto que doeu para mim. Eu tenho lembranças de gritos, choro e cansaço... mas tenho também lembranças de alívio, risos e sonhos entre as contrações.

Morro de saudades de passar por tudo aquilo de novo, as sensações, o descontrole, as contrações... a DOR.

Cada um codifica as experiências de uma forma diferente e as tentativas de categorizar e organizar as falas encaixando-as em teorias ou experiências próprias acaba, por muitas vezes, deixando escapar a essência da pessoa em si, o que a torna única.

Quando colocamos as pessoas em "caixinhas" perdemos a chance de conhece-las.

Cada vez que deixamos a pessoa "ser", ela tem permissão para sentir, sentindo ela existe, existindo ela é... Quem ela quiser ser.

Que nós possamos ser... Sempre.

#dordoparto #partonatural #partocomamor #parir #dor #psicologiaperinatal #psicóloga #mãe

Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
Nenhum tag.
Siga
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square