Dor...

Atendi duas gestantes que trouxeram para a sessão a dor do parto.
Foi muito bonito ouvir duas versões tão diferentes da "mesma" dor, coloco aí o "mesma" entre aspas porque ela é tão singular e relativa.
Uma das gestantes me contou que tem muito medo do trabalho de parto por conta da dor, que ela ouviu histórias horríveis de parto, com muita dor e violência.
A outra gestante me contou que não sente medo da dor, sabe que existirá, mas está ansiosa por vivência-la para receber o que ela trará.
Dois relatos tão únicos e verdadeiros... dois relatos tão cheios de história... dois relatos cheios de vida.
Eu voltei para casa relembrando a minha experiência com a dor do parto.... A dor do parto que doeu para mim. Eu tenho lembranças de gritos, choro e cansaço... mas tenho também lembranças de alívio, risos e sonhos entre as contrações.
Morro de saudades de passar por tudo aquilo de novo, as sensações, o descontrole, as contrações... a DOR.
Cada um codifica as experiências de uma forma diferente e as tentativas de categorizar e organizar as falas encaixando-as em teorias ou experiências próprias acaba, por muitas vezes, deixando escapar a essência da pessoa em si, o que a torna única.
Quando colocamos as pessoas em "caixinhas" perdemos a chance de conhece-las.
Cada vez que deixamos a pessoa "ser", ela tem permissão para sentir, sentindo ela existe, existindo ela é... Quem ela quiser ser.
Que nós possamos ser... Sempre.
#dordoparto #partonatural #partocomamor #parir #dor #psicologiaperinatal #psicóloga #mãe