Educação Perinatal

Cada pessoa representa um universo humano complexo e cada parto é um conjunto de elementos psicológicos, físicos, relacionais, emocionais, sociais, políticos e intelectuais. Não basta querer e decidir racionalmente para ter o parto escolhido, é preciso adquirir informação, consciência de suas escolhas, empoderamento e fortalecimento.

A Educação Perinatal é o processo de preparar o casal grávido sobre a gravidez, o parto e o pós-parto (ou puerpério), onde informações são passadas aos pais que esperam um bebê, para que possam vivenciar a gestação, o parto e o pós-parto da maneira natural, informada e consciente.

A proposta é auxiliar na busca o parto e pós-parto natural e humanizado, discutindo sobre ações que visam diminuir cada vez mais práticas médicas/cirúrgicas para o parto em prol do uso de alternativas físicas, psicológicas ou não-farmacológicas para a prevenção da dor na hora de dar à luz.

A humanização do parto resgatou a ideia de que a mulher é responsável pelo seu parto. E a humanização tem no feminismo uma de suas principais inspirações. Da luta resultaram mulheres que se informam, questionam e buscam autonomia e juntamente com isso profissionais que podem ouvi-las.

A Educação Perinatal atua como um processo para ampliar consciência proporcionando informação, mudança de paradigmas e ideias pré-estabelecidas. A Educadora Perinatal orienta, auxilia, informa e apresenta as mudanças físicas e emocionais da gravidez, parto e puerpério; ajuda na elaboração do plano de parto; apresenta recursos não farmacológicos para lidar com a dor e os desconfortos durante a gravidez, parto e pós-parto; colabora com a formação do vínculo mãe-bebê, com o aleitamento materno e incentiva práticas recomendadas pela Organização Mundial da Saúde e Medicina baseada em Evidências.

Os atendimentos podem ser através de consultorias particulares ou em grupo durante todo o processo de gestação e também no pós-parto.

 

Para mais informações entre em contato:

Damiana Angrimani Bonavigo: dami.angrimani@gmail.com e (11) 97111 6229.

© 2016 por Mãe Psicóloga. Orgulhosamente criado com Wix.com

This site was designed with the
.com
website builder. Create your website today.
Start Now