Acompanhamento psicológico gravidez, parto e puerpério

 

 

 

 

 

 

 

A mulher passa por 3 grandes períodos de crise biológica durante a sua vida, são eles: a adolescência, a gravidez e a menopausa. Todos geram momentos de desconforto, pois são situações novas que geram desequilíbrio. Desta forma, é necessário possuir mecanismos internos para passar pelo desequilíbrio, aprender com as mudanças e entrar em equilíbrio novamente com crescimento interno.

 

Quando se fala em gravidez, especificamente, deve-se levar em conta que essa adaptação a uma nova realidade tem um prazo de validade muito pequeno (42 semanas) e isso pode gerar um momento de crise intenso que nem sempre é compreendido na sociedade em que vivemos.

A mulher, então, encontra-se vulnerável, exposta a múltiplas exigências, e vivencia um período de reorganização corporal, bioquímica, hormonal, familiar e social que a faz ficar propensa a uma multiplicidade de sentimentos. A ansiedade é um componente emocional que pode acompanhar todo o período gestacional e é caracterizada por um estado de insatisfação, insegurança, incerteza e medo da experiência desconhecida.

A gestação compreende uma evolução em nível de transformações e o parto é um processo abrupto, caracterizado por mudanças rápidas. A mulher o teme como algo desconhecido, doloroso e também como momento inaugural de concretude da relação mãe-filho; teme também o papel de mãe por este conter a exigência de um modelo de perfeição. Com todas essas exigências, a gestante chega ao parto, muitas vezes, sem refletir sobre seus desejos, suas possibilidades e suas limitações.

 

Há transformações não só no organismo da mulher, mas também no seu bem-estar, o que altera seu psiquismo e o seu papel sócio familiar. A intensidade das alterações psicológicas dependerá de fatores familiares, conjugais, sociais, culturais e da personalidade da gestante. Deve-se levar em conta o fato de ser a gravidez um período que envolve não apenas a mulher, mas também o seu companheiro e o seu meio social imediato.

 

 A mulher precisa ser ouvida e acolhida, afinal, questões internas que não são trabalhadas durante a gravidez, podem vir à tona durante o trabalho de parto ou o puerpério e isso pode acarretar dificuldades no andamento do trabalho de parto, na amamentação e até levar a depressão pós-parto.

Por conta desses fatores, um acompanhamento psicológico e terapêutico da gestante, é de extrema relevância e possibilita uma vivência mais equilibrada de todas as emoções e manifestações que ocorrem durante o ciclo gravídico-puerperal.

O acompanhamento psicológico durante a gravidez, parto e pós-parto também pode oferecer ajuda em casos de gravidez não planejada, histórico de abortos, dificuldade de engravidar, perdas neonatais, tristeza e depressão, stress e ansiedade, gestantes adolescentes, gestantes solo, gravidez de risco, adaptação após a chegada do bebê e auxílio durante o puerpério.

Os atendimentos podem ser individuais ou para casais e em alguns casos específicos também é possível a participação de outros membros da família.

Para marcar uma sessão entre em contato comigo: dami.angrimani@gmail.com e (11) 97111 6229.

Acompanhamento psicológico individual e de casais

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

No mundo contemporâneo, cresce a necessidade e aumenta a demanda das pessoas por acolhimento, compreensão, orientação e direção mais seguras. A psicoterapia é um processo de reorganização e ressignificação de conteúdos que pode proporcionar uma oportunidade de estruturação interna para lidar de forma mais saudável com as exigências internas e cotidianas.

Toda pessoa tem necessidade de sentir-se reconhecida e considerada incondicionalmente pelo outro e de encontrar um sentido para sua existência. O atendimento a essas necessidades é condição indispensável ao processo de desenvolvimento. Se elas não são suficientemente atendidas em virtude da falta de relacionamentos humanos saudáveis, o processo de desenvolvimento fica impedido ou comprometido.

 

Durante as sessões, o psicoterapeuta irá ajudar o indivíduo a entrar em contato com suas formas de se perceber, de perceber as pessoas à sua volta e o mundo e observar como estas percepções influenciam suas escolhas e seus movimentos na vida.

Para marcar uma sessão entre em contato comigo: dami.angrimani@gmail.com e (11) 97111 6229.